28
maio
07

!

 
 
 
 
 
! 
 
 
 
 
Um dia um amigo do poeta falou que as rosas não sentem,
Ele disse que as rosas não falam,
o Poeta retrucou: É elas não falam,
e para a amada declarou:
"Simplesmente elas exalam o perfume que roubam de ti"
Isso falta aos que não são poetas,
Ver a essência, o fluído da poesia em tudo, em todos.
Para completar minha falta de sensibilidade poética,
falta domar meu português,
é porque em alguma língua a poesia tem que ser
Mas, existiram, principalmente no Nordeste,
poetas que nunca viram gramática,
e tinham esta percepção do fluído vital da poesia.
Mas que português o meu será
para descrever uma áurea de um corpo material?
Mas que fluído meu poema terá,
para dar ênfase ao só visto por um amor maternal?
Que poema, arrancarei de meu pensamento,
que traduza o que você é na essência?
Trava-se no meu cérebro um dilema, um tormento
Chamo meus sentidos, me exalto, paciencia.
Como descrever a beleza que não está a vista,
 que sentimos?
Como fazer para que meu anjo dê a pista,
insistimos?
Aos grandes, grandes ajudas sensitivas ao pensar
Aos normais, grandes ajudas sensitivas, não vai ajudar.
Assim mesmo vou tentar:

 
Um dia, infernal destes que acontece na vida
Como em um estalo apareceu:
Para, exaltar, dar-me um ombro,
Se eu estivesse prestes a Chorar, ela… lenço
Se eu estivesse para desistir, ela… empurrão
Se eu estivesse feliz, ela… risos, aplausos
Se eu estivesse preocupado, ela… despistes
Se eu trotasse com emoção pueril, ela… reios
Se eu estancasse na luta, ela… espora
Se eu estivesse com sede / solidão / desamparo, ela… Anjo
Tou cançado… cobre-me…nina
Durmo… Vela
Cante-se uma canção bem antiga
Para ninar também
Este anjo que é minha AMIGA.
Que, não dista, partilha
Que bocas brotam "da guarda"   MARILIA.
 
 
José Torquato de Barros Filho
 
 
 

 

 

Dá prá entender porque não poeta, o sou?  A Falta de Neon Vital, minhas veias são de uma realidade de pé no chão de terra preta, todo preto, águas paradas pardas, todo pardo. Montes e montanhas onde florescem matos e ervas que dão flores e.. mosquitos, carrapatos, vacas que comem mansamente, estercos e pássaros, todo pássaro, céu azul com nuvens brancas e aviões roucos estercando fumaças brancas, todo branco. Rebuscadas de palavras, colocadas gentilmente de modos imcompreensível, o todo preto, todo pardo, todo branco não entende. Recuso-me a entender o inintendível, dar prêmios e reconhecimento a autores de coisas que não entendenmos é prática burguesa do século passado e antepassado. Não entendo entonce deve ser bom. o Simples é simplesmente explicável. pulsa a vida, não é nescessário mais que uma exclamação para dizer-se e aos outros o admirável disto.
                                                                                                   Torquato.
 

  *********

Admiravelmente simples – completo – todo preto ou branco, todo reto!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E assim a vida segue seu curso, a passos lentos, hora mais largos, hora mais curtos – mas sempre reto ——————-bela poética a de Torquato, tem energia, faz vibrar —- sabe que eu acho que poesia boa é a que nos faz vibrar ———- todo bom poeta é initerpretável – e se essa palavra não existe invento-a agora ——- poesia boa não precisa interpretação, poesia boa agente sente, entra pelos olhos, toca a alma e possui agente.

                                                                                                     Italo  Leonardo do Amaral Moreira

 

 

 

 

 


31 Responses to “!”


  1. 1 Carmelo
    28/05/2007 às 11:34

    ___***____***____***__ *** _____***________****_______***____***__________**_________***___***_____UN ABBRACCIO____***___***_____SBALORDITIVO____***____***________DA_________***______***_____CARMELO_____***________***_______________***___________***___________***_______________***_______***___________________***___***_______________________*****__________________________***____________________________*_______________

  2. 2 Cíntia
    28/05/2007 às 15:08

     
     
    Marilia
     
    Fui avisada por Toruato que maravilha, Ele escrevendo versos a voce…um homem
    de luta pela Paz…Não só ideologia na boca…ele faz e acontece…Tem intenções…que muitos não tem ppor este Brasil que precisa de trilhoes de homens com o pensar de Torquato.
    Parabens Torquato. Adorei PVC rsrsr Verdade!!!

  3. 3 ღ♥ francesca
    28/05/2007 às 18:47

    Ciao marilia, buona settimana
    Ti lascio un bacio
    francesca
     
     

    V. ViviamoViviamo, mia Lesbia, ed amiamo,i brontolii dei vecchi troppo serivalutiamoli tutti un soldo!I soli posson tramontare e ritornare:per noi, quando una volta la breve luce tramonti,c\’è un\’unica perpetua notte da dormire.Dammi mille baci, poi cento,poi mille altri, poi ancora cento,poi sempre altri mille, poi cento.Poi, quando ne avrem fatti molte migliaia,li mescoleremo, per non sapere,o perché nessun malvagio possa invidiarli,sapendo esserci tanti baci.
     
    Catullo
     

  4. 4 italo
    28/05/2007 às 19:51

    Admiravelmente simples – completo – todo preto ou branco, todo reto!!!!!!!!!!!!!!!!!!
     
    Olá Marília!!!!!!!!!!!!!!
     
    E assim a vida segue seu curso, a passos lentos, hora mais largos, hora mais curtos – mas sempre reto ——————-     bela poética a de Torquato, tem energia, faz vibrar —- sabe que eu acho que poesia boa é a que nos faz vibrar ———- todo bom poeta é initerpretável – e se essa palavra não existe invento-a agora ——- poesia boa não precisa interpretação, poesia boa agente sente, entra pelos olhos, toca a alma e possui agente.
     
    Estou passando aqui pra deixar aquele abraço apertado e aquele beijo estalado!!!!!!!!!!!!!!
     
    Hasta Hotra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
     
    Ítalo Leonardo do Amaral Moreira

  5. 5 Adriana
    28/05/2007 às 21:57

    oie…vim olhar, ler e tbm deixar um beijo.
    Hoje recebi esse poema e lembrei de vc…da sua amizade.
    Te gosto muito trem!
     
    ===========================Amigo não se escolheÉ conquista… pura sintoniaNão tem importância se for nobrePobre, ou um mero vagabundo.O coração escolhe o amigoFazendo pulsar emoçõesFazendo sorrir… chorar…Sonhar… e tantos outros verbos.Tentar riscar num tecladoOs sabores de uma amizadeÉ filosofar sobre alguémNo mundo, ligado por idéiasE não por vaidade…
    =======================
    Ótima noite para ti.
    Fique bem🙂
     
     

  6. 6 Carmen Ana
    29/05/2007 às 10:24

     

     

    Tenho o seu carinho e a sua atenção.

    Tenho a sua companhia e sua proteção.

    Tenho você bem gravadinho, 

    aqui dentro do meu coração!

  7. 7 Fenix
    29/05/2007 às 14:22

    Olá Marilia:
     Agradoume  muito o poema,como me agrada tudo o que leio em tua página
    Voltarei cedo. Beijos

  8. 8 ana
    29/05/2007 às 21:16

    ‘.¦¸…°?’¸„‘??? …..Lembrar dos „.?‘. ‘•?¸’‘¦¸ amigos JAMAIS ¸.°„.  „.°‘„‘? se torna um „.°???   „‘.°•¸ compromisso ???„’°  .¦’¸.. e sim um ???°„‘¦ ???°„?. impulso ¦ •.°¸‘•¦¸.O qual JAMAIS ¦‘„.‘?•¸ °’‘?„‘.° conseguimos „‘.°•¸ ¸¦ •.°¸ controlar! ‘•?¸’‘¦    ¸…°?’.¦’¸..http://img442.imageshack.us/my.php?image=otimasemanamj2.jpg? ? ? *´¨)? ? ? ¸.•´¸.•*… ¸.•*¨) (¸.•´ (¸.•` * *´¨) ? ? ? ? ?~ (´´•.¸(´´•.¸ ¸.•´´) ¸.•´´) «……..Com Mil Beijinhuuus!!!»

  9. 9 Benny
    29/05/2007 às 22:44

    Querida Marilia, Salve!
    Ver-te assim que nem beija-flor-fêmea passando por meus cantos poeticos,
    enche-me de zelo tal a importancia que tens para meus parcos escritos.
    Voce, Cyntia, Italo, Yon, Olympio, Kika, e tantos
    já moram no meu coração…
    Portanto, agradeço o espaço dedicado a mim dedicado.
    Confesso: sem ter muitos leitores como voce,
    envergonhado deixo aqui um beijo de agradecimento.
    Ah! Este espaço é importante para todos os poetas
    da blogosfera.
    Parabens!
    Benny Franklin

  10. 10 Carmen Ana
    30/05/2007 às 6:45

    Tua Luz brilha "
    Tua luz brilha, mesmo quando não a queres, mesmo quando não a vês.Poderás esconder-te de ti mesmo, apagando todas as tuas velas, todas as tuas lamparinas; cobrindo com véus as tuas estrelas azuis, nublando com nuvens pesadas o teu céu para que nele nem a lua e nem o sol possam ser vistos…Mas quando te distraíres, por segundos, ao som de uma canção que invoca a luz do amor, quando te distraíres olhando para o mar ou brincando sem querer com os cata-ventos da tua memória, saberás que brilhaste…E, se neste momento, puderes soltar tuas amarras e, feito um pássaro, voar pelo teu universo interior, verás quão luminoso é o teu ser.Sentirás as mãos amorosas da existência guiando teu coração e ensinando-te a amar…Saberás não estar sozinho, saberás ser amado e agraciado pelo amor do teu Criador.E tudo isso porque deixaste, sem querer, a tua luz iluminar, o teu ser respirar a vida que brota alegre a cada momento em que te decides por ti mesmo.Lembra, Deus abençoa e te sorri por isso. (Estação Paz)
    Brigda Marilia, vou lá pedir, um bjão

  11. 11 Maria Célia
    30/05/2007 às 11:39

    BOM DIA MARÍLIA,
    VC ME CONVIDOU E EU VIM CONFERIR E GOSTEI MUITO DE TUDO AQUI.
    SUAS FOTOS ESTÃO MUITO LINDAS, SUA FAMÍLIA É BONITA E AS
    MENSAGENS SÃO MARAVILHOSAS.
    UM BEIJO AMIGA.

  12. 12 ღ♥ francesca
    31/05/2007 às 7:26

    Ciao marilia, buona giornata
    che sia bella e con tanto amore
    un bacio
    francesca
     

    Il dono tuo, il quaderno,
    e\’ dentro la mia mente
    scritto tutto in memoria
    imperitura,
    che assai piu\’ durera\’ di
    quelle vuote pagine,
    oltre ogni termine,
    fino all\’eternita\’.
    O almeno fino a che la mente
    e il cuore avranno da natura
    la facolta\’ di esistere,
    finche\’ al labile oblio non daran
    la lor parte
    di te, il tuo ricordo non potra\’ cancellarsi;
    quei miseri appunti non potrebbero tanto contenere
    ne\’ mi occorre un registro per
    segnare il tuo amore;
    per questo ho osato dar via
    il tuo quaderno,
    fidando invece in quello che
    meglio ti riceve.
    Il tenere un qualcosa che serva
    a ricordarti
    equivarrebbe a ammettere
    ch\’io so dimenticarti.
     
     
     
    Shakespeare

  13. 13 gian.
    31/05/2007 às 8:20

     Questo son le nostre parabals….
    E mi prende la voglia di tedei tuoi occhi sconosciutidella tua vocecosì calda e dolce.Ti troverò, o mi troverai,e il cerchio finalmente si chiuderàe dentroci saremo solo noi.
    Beiojs con mui saudade…mia bela Marilia

  14. 14 Unknown
    31/05/2007 às 15:44

    Olá Marilia.
     
    Pois é, se ele que domina tão bem assim
    a arte de escrever o que pensa, que direi
    eu que faço apenas rimas das mais simples 
    e antigas e tenho que morder a lingua nos
    eternos erros do linguajar.
    Passando para agradecer a força na minha coluna GI.
    Aproveito para desejar um final de semana cheio de amor.
    Beijos
    Miro

  15. 15 S27131973
    31/05/2007 às 17:33

    Marilia,Vim retribuir o seu carinho e atenção ! Obrigada por ter passado lá no meu blog!Estou surpresa com o conteúdo do seu! Lindas poesias, muita sensibilidade e imagens maravilhosas! Parabéns!Um beijo!Simone Carbonihttp://nilzacarboni.blogspot.com/

  16. 16 Robalinho
    31/05/2007 às 18:28

    Cara Deputada,
     
    O Parlamento gostou lá do seu discurso.
    Foi um belo contributo para o debate do Vassoporto.
     
    Um abraço
    Quadrado da Hipotnusa

  17. 17 arrifes
    31/05/2007 às 19:12

    Querida Marília
    As saudades trouxeram-me ao teu espaço e a energia que dele emana me contagia e influencia proactivamente a que eu saia desta letargia em que me deixei envolver.
    Conseguiste com o tua incomensurável simpatia fazer do teu espaço o ponto de encontro tertuliano e literário com os melhores e mais eminentes artistas que interagem aqui neste Windows live Space.
     
    Cada dia te admiro mais.
     
    Um beijo

  18. 18 Manuel Fernando
    01/06/2007 às 16:51

    Hola Marilia;
    Estoy aqui en tu space porque me
    encanta pasar por aqui, porque me
    siento a gusto estar en un lugar como
    este que todo se vuelve en torno a la
    sensualidad y ternura. Muchas gracias
    por dejarme compartir estas maravillosas
    entradas.
    Que pases un buen fin de semana guapa.
     
    Un beso desde la distancia de tu amigo M.Fernando.

  19. 19 Fenix
    01/06/2007 às 18:07

    Olá Marilia, boas noites:

    Estou de ferias. Voltarei cedo. Beijos

  20. 20 ღ єℓкє ∂ι вαяяσѕ ღ
    01/06/2007 às 20:06

    Oi Marília, tdo bem ? Menina, não sei mas olha, estou deixando linkado aqui uma tutoria de um site onde vc poderá fazer sua listinha. Está tudo bem explicadinho. Tem uma lista do Pink Floyd lá, se quiseres, pode pegar, acho que é só copiar. Qualquer coisa, me esceva. Beijos.
     
     
    http://elkedibarros.spaces.live.com/blog/cns!9891DABCA22E98B7!4928.entry#trackback

  21. 21 Aninha Hessel
    02/06/2007 às 8:29

    A esperança é cheia de confiança. É algo maravilhoso e belo, uma lâmpada iluminada em nosso coração. É o motor da vida. É uma luz na direção do futuro."

  22. 22 Rose
    02/06/2007 às 21:05

    Das palavras, basta que exalem sentimento…aquele mais puro …vindo de um cantinho dentro de nós….Se for com amor…que venham as poesias. Se for para sentir…que venham as poesias. Com rimas ou sem, não importa. Importante é o que elas deixam dentro de nós depois de as ler.
     
    Beijo grande e um bom dimingo pra vc!

  23. 23 Jacqueline
    03/06/2007 às 2:26

    Boa noite!!!!
    Estamos passando para matar a saudade…ver as novidades em seu cantinho e te deixar um grande beijo no coração!!! Os tempos estão difíceis, os caminhos nos levam para outros destinos, mas no coração nos guia a força da amizade e carinho que sempre deixa em nosso space!!
    Quando vos separais de vosso amigo, não vos aflijais.
    Pois o que amais nele pode tornar-se mais claro na sua ausência, como para o alpinista a montanha aparece mais clara vista da superfície.
    E que não haja outra finalidade na amizade a não ser o amadurecimento do espírito.
    Pois o amor que procura outra coisa a não ser a revelação de seu próprio mistério não é amor, mas uma rede armada, e somente o inaproveitável é nela apanhado.
    E que o melhor de vós próprios seja para vosso amigo.
    Se ele deve conhecer o fluxo de vossa maré, que conheça também o seu refluxo.
    Pois, que achais seja vosso amigo para que o procureis somente a fim de matar o tempo?
    Procurai-o sempre com horas para viver:
    O papel do amigo é de encher vossa necessidade, não vosso vazio.
    E na doçura da amizade, que haja risos e o partilhar dos prazeres.
    Pois no orvalho de pequenas coisas, o coração encontra sua manhã e sente-se refrescado…“Khalil Gibran”
     
    Tenha um fim de semana Iluminado!!
    ★♥★•Estrelas•★♥★
     

  24. 24 Stephen Craig
    03/06/2007 às 3:18

    Caro Marilia, eu estou usando http://babelfish.altavista.com/ para a tradução. A ROSA cresce nas flores que todo o verão traz por muito tempo a alegria no silêncio do brilho da lua, alvorecer da mola. A Rosa fala-me enquanto inspira enquanto cresce enquanto cresce enquanto flowers e o joelho da queda de pétalas profundamente enquanto eu piso em cima das nuvens e incorporo o sonho. Como seja sempre bem, meu caro amigo, com amor, Stephen Craig Rowe

  25. 25 Robalinho
    03/06/2007 às 10:02

    Vim rever as novidades e deixar um abraço…
    Nenúfar

  26. 26 Cíntia
    03/06/2007 às 11:19

     
     
    Marilia
     
    Como ja disse, terei saudades, se possível darei boas novas a voce
    Reli o texto de Torquato…Realista e sonhador…
     
    Boa semana…bju Cintia

  27. 27 Aninha Hessel
    04/06/2007 às 11:18

    Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. O instante mágico é o momento em que um "sim" ou um "não" pode mudar toda a nossa existência.

  28. 28 Arely
    05/06/2007 às 12:27

    Hermosa entrada, hermosa imagen, hermoso diseño….y hermosa tu
     
    Un beso y un Abrazo
     
    Arely Fdez.

  29. 29 redvelvet
    08/06/2007 às 22:02

    Love the space… red… my favorite color…


Deixe uma resposta

